30 Dias DruídicosDia 7 - Prática Diária
<<Anterior: Dia 6 >>Próximo: Dia 8 (em construção)

Pés na terra também é uma prática diária. Mas eu tenho me esquecido dela. Importante para o aterramento - Meu puxão de orelhas pessoal.

O devocional diário de um praticante de Druidismo não precisa ser fixado de uma maneira só. Mas claro que é bom que seja diário. Por vezes, reconheço que sou envolvido pela correria da vida, do mundo, e por fim, acabo deixando o devocional passar quase batido. Digo quase porque acabo por lembrar, acabo por realizar pequenas saudações. De verdade, como o Druidismo é uma espiritualidade do ser integrada à Natureza, não há como esquecer. E as práticas diárias proporcionam a consciência de conexão, ainda que por acidente ou circunstância, você as interrompa, o espírito ficará preparado a prestar atenção nas conexões interiores, exteriores e ao entorno.

Eu não recomento, ao praticante inciante, uma prática pesada. Confesso que meu devocional tem tido adaptações, uma vez que tive um modus operandi muito cristianizado - e da forma mais rígida no passado neopentecostal. Então, após um rompimento, muitas vezes eu via oração, adoração, como tarefas muito sérias, árduas, pesadas. E como a prática neopentecostal era deveras exigente, confesso aqui que tive que conversar muitas vezes com a minha consciência de que uma honraria séria, respeitosa, pode ser alegre. Prátcas viram costume. Então veja se o seu passado religioso não traz costumes indesejados de conduta, evocando sentimentos desnecessários à sua religiosidade atual.

E sim, o Druidismo é alegre, é luxuriante, no sentido puro e verdadeiro. Não estou aqui inventando uma realidade apenas florida, mas estou afirmando sim, que a natureza produz flores, mel, com ajuda dos polinizadores. Que o caos produz renovação e vida. Que o sacrifício honroso gera boas colheitas. Que espinhos podem nos servir como defesa.

Se você ver o comportament de animais domésticos e selvagens, verá que eles parecem ter o costume nato de se alegrarem. Então, com verdade, com sinceridade, é válido começar o dia. Sei que nem todos acordam com o bom humor durante a manhã, todavia é aí que mora a oportunidade. Vamos desamargar este processo de vida.

Algumas práticas diárias são possíveis. Seja sincero com sua rotina. Mas, mesmo que ela seja apertada, não aceite de modo nenhumo o famoso "fazer do jeito que dá, ou fazer de qualquer jeito".  Vamos ver algumas delas.

E NÃO SE ESQUEÇA. FAÇA POR ALMA. NÃO POR MERA OBRIGAÇÃO. 
Não repita atos religiosos sem sinceridade. 

Oração

As vezes eu prefiro dizer o que eu quero, sem ler uma oração pronta. Mas existem lindas orações, litânias e poesias. Sabia que o silêncio é considerado oração também? A oração em que você se faz presente no aqui e no agora, contemplando tudo. Esta para mim, atualmente, é uma das mais honradas e melhores. Mas somos seres com língua. E expressar nossos sentimentos, nossas verdades, requer muitas vezes o uso da palavra.  Na oração podemos adorar, pedir, ou nos aproximarmos. E também agradecer.

No caso de você contar com uma divindade tutelar,  não deixe de reservar um contato diário com ela.

Minha gratidão ao amanhecer 

Neste dia, eu agradeço por estar aqui!
Estar aqui não é um resultado apenas meu!
Sou grato aos meus honrados ancestrais de sangue, os quais desejaram minha estadia feliz, segura e lúcida, não somente os que estão mais perto de mim, mas a todos junto a mim desde as mais antigas gerações!
Também sou grato aos inúmeros Deuses e Deusas,
Fontes da diversa existência, todos presentes na Origem dos Céus, da Terra e do Mar!
Perenes, incriados, sua origem é a ancestralidade, onde tudo toma forma e manifestação!
Agradeço aos seres não-Deuses, mas que são intrínsecos ao meio ambiente que me sustenta!
Sou grato ao solo, às rochas e minérios, sou grato às plantas e aos animais
Sou grato às águas, aos ventos, à influência da lua,
sou grato ao Sol, por seu calor que sustenta o fogo da vida,
sou grato a força das estrelas que influenciam a minha vida
Assim, sou parte de uma grande família,
E ao desejar a saúde e a sabedoria de todos,
abençoo também a minha saúde, a minha prosperidade da riqueza, harmonia e aquisição da sabedoria.


Purificações e benção do ar

Seria ideal uma atitude diária de purificação. 
Mas se não puder, utilize o banho, dário abençoando a água e o corpo. Sinta a água como não só removedora de sujeira física, sinta a água como princípio da verdade mais fluida. Não precisa rezar, apenas se isso for bom e você querer realmente. Não aja sem inspiração.  As defumações de casas são muito boas para afastar miasmas e astral desgastado. Mas não defume só por isso. As vezes nossa prática diária fica muito baseada na remoção de males. E se nos mantemos assim, será que estamos deixando de olhar para outras necessidades, ou não estamos vivendo um quadro mental que o mundo jaz em nocividades? 

Incensos, como o rico sândalo, musgo de carvalho, maçã verde ou vermelha,  rosas, lavanda, cravo, canela, louro, sálvia, ou milhares de ervas, madeiras, ou frutos, não só purificam, mas proporcionam uma atmosfera de boa saúde, boa riqueza, boa sorte, felicidade, alegria e amor abundantes ou mesmo a beleza.

Mas se não dispor disso todo dia, um pano no chão com água ajuda também. E se este cuidado não pode ser diário, crie uma constância nele.

Benção do Sol

Esta prática aprendi no clã, e se não me engano, nossa Druidesa, Rowena a assimilou do Druida Endovelicon. 

Vá até o quintal, ou um ambiente externo. Peça licença, se o ambiente não for seu. 
Inspire o ar fundo, até expandir o ventre junto ao peito. 
Erga os braços esticados ao céus, com as palmas das suas mãos voltadas ao Sol, em posição de recebimento.
Reverentemente, você vai soltar o ar dizendo prolongadamente: 
AWEN! (lê se auen, aaaaaaaaaaaaauuuuuuuuuueeeeeeeeeen, de modo longo)
Enquanto você recita, é importante sentir os raios solares (calor) penetrando em suas mãos estendidas, irradiando o seu ser.  Ao soltar todo o ar, toque o alto da cabeça com as mãos, deslizando-as para baixo, uma delas em direção ao rosto, pescoço, tronco e outra de preferencia a nuca costas, como se varresse as energias do corpo com a sagrada luz do Sol.
O pequeno ritual, além de ser purificante, é energizante.
 
Ao realizar ele diariamente, comente os resultados.

Meditação

As práticas de meditação são importantes. O silenciar-se, o focar no agora, a meditação em caminhadas ativas, a meditação com visualizações, a meditação com músicas, e a meditação reflexiva em temas são indispensáveis. Preciso escrever conteúdos destes para compartilhar. 

Estudo

É preciso estudar mitologia, estudar os celtas, descobertas arqueológicas, é importante ler sobre meditações e até olhar para outros ensinos complementares, pois os Druidas antigos não deixaram registros escritos - todavia os praticantes modernos deixam muitos legados por escrito.
Eu indico também a leitura dos dois volumes do livro O Bosque dos Druidas, escritos pelos membs CBDRC (Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Céltico)!
Clique aqui para obter também o volume dois.

Para começar!

Isso não é o fim, mas pode ser um bom começo para quem quer praticar.
Não vou colocar coisas excessivas, o caminho simples é o melhor. 

E você, leitor, quais suas práticas diárias?













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 30 dias druídicos: Por que Druidismo?

Os 30 Dias Druídicos: Três Reinos

A arte oracular: a voz que experencia a integração da consciência