Os 30 Dias Druídicos: Três Reinos

30 Dias Druídicos: Dia 4 - Três Reinos
<<Anterior: Dia 3 >>Próximo: Dia 5

O Triskle - Foto: Liam Eoghan
No druidismo moderno temos a compreensão tríplice da existência. Mas isso não apareceu de modo aleatório. Mitos, e até referências de historiadores antigos sobre os povos célticos, revelavam orações, frases, juramentos, em que os três reinos se evidenciavam.
No Livro o Bosque dos Druidas: entendendo as raízes 1, volume II, a autora Alyne Castro faz referência a uma oração do livro Carmina Gadelica, escrito pelo cobrador de impostos Alexander Carmichael no século XIX, enquanto este trabalhava nas Highlands escocesas. Ele ficou fascinado com as crenças e práticas da comunidade rural, que tinham reflexo nas origenas gaélicas ancestrais, remetendo a tradições imemoriais destes povos. Vou transcrevê-la, com a tradução disponível no livro:

Terra, Mar e Céu

Neart mara dhuit,
Neart talamh dhuit,
Neart nëimhe.
Mathas mara dhuit,
Mathas talamh dhuit, 
Mathas nëimhe.

Poder do mar esteja com você,
Poder da terra esteja com você,
Poder do céu.
Bondade do mar esteja com você,
Bondade da terra esteja com você,
Bondade do céu.

Perceba com os sentidos, e sua reflexão, a conexão tríplice entre os reinos, que nos é tão vital!
O reino do mar, que representa as águas salgadas do oceano, mas também a água dos rios, lagos, lençóis freáticos, minas, fontes, etc, realiza o movimento da vida. A água é encontrada em estado gélido em regiões onde o inverno é extremo e também nos polos, mas com o aquecimento, ela retorna ao estado líquido. Com o aquecimento maior, ela também se evapora, formando as nuvens, e ao resfriar no céu, a água retorna como chuva, regando a crosta terrestre. A água está na seiva das árvores e no nosso sangue. Eu enxergo o reino do mar como força em movimento em nós, que inclusive movimenta a vida na terra. 
Mas este movimento jamais ocorreria se não fosse o calor Solar, a influencia celeste, que move as águas e ventos. A interação entre Céu e Mar movimenta a existência pela água e ventos, e isto molda a terra, seu solo e nutre os seres que neles habitam. A fotossíntese ocorre pela absorção as árvores e plantas, ou mesmo algas e plânctons, da energia solar.
Compreendemos assim que o simples pulsar de vida e existência na terra envolve os três reinos que não apenas coexistem, mas reagem entre si em movimentos que tornam possível a cadeia vital. Embora não tenhamos menções históricas sobre o que se acreditava sobre o do triskel, cujos registros datam de épocas anteriores aos celtas, por gnose de praticantes atuais do Druidismo, o símbolo pode representar a interconexão e a unidade que os reinos constroem entre si.
O céu pode ser casa de Deuses brilhantes, associados ao Sol e as estrelas. A terra é a casa da vida animal, vegetal e do homem, e habitação também de espíritos da Natureza. O mar, em sua mobilidade fluída, expressa com as águas o fluxo da vida e da morte, e nos remete também a ancestralidade - a fonte da vida que se move, se forma com a terra, energiza-se com o céu e se desfaz em fluído novamente. 
Contemple Céu, Terra e Mar com o máximo de verdade e honra: verá que há uma dança contínua. Somos energia solar que movimenta o fluido de águas que fazem nosso corpo de terra flexíveis. Mas note o dançar das árvores, não apenas com o vento.  Abrace uma árvore e sinta a dança da vida na seiva puxada dás águas sob às raízes. Sinta também a energia solar que ela absorve. Sim, abraçar uma árvore, ou uma pessoa amada, ou um animal pacífico, corresponde literalmente a abraçar os Três Reinos em movimento. 
Se alguém algum dia lhe disse que era impossível abraçar o mundo, este engano se dissolve imediatamente quando o conhecimento sobre os Três Reinos desperta em você. Terra, céu e mar coexistem dentro do seu corpo, alma e espírito.

Referências

1 - Trecho inspirado no livro de vários autores Bosque dos Druidas: entendendo as raízes, volume II - Capítulo 2: Cosmologia: Três Reinos, Três Mundos, Três Círculos - Autores do capítulo: Alyne Castro, Bellou̯esus Īsarnos, Anna de Leão.  Clique aqui para saber como adquirir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 30 dias druídicos: Por que Druidismo?

A arte oracular: a voz que experencia a integração da consciência